Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jornalismo investigativo

Programa debate de que forma o jornalismo atual pode ter apurações

Observatório da Imprensa

No AR em 29/10/2013 - 22:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

O Brasil foi sede da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) entre os dias 12 e 14/10, reuniu grandes nomes do cenário internacional e do país para discutir temas como modelo de negócio, uso de ferramentas para apuração e segurança dos profissionais.

Alberto Dines e seus convidados discutirão os desafios do jornalismo investigativo diante da falta de investimentos e de infraestrutura das empresas de comunicação para manter os profissionais trabalhando por longos períodos em uma mesma pauta.

Hoje, reportagens com apurações mais complexas só são possíveis dentro dos grandes grupos de comunicação. As novas mídias, que constituem importante ferramenta de trabalho para os repórteres, terão fôlego para acolher pautas onde o dead line pode ser de anos e o produto final não cabe em 140 caracteres?

Participam deste programa os jornalistas Chico Otávio, Elvira Lobato e Claudia Antunes.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Quando o jornalismo vira notícia, o jornalismo ou a notícia estão com problemas. Na capa de “O Globo” de hoje três matérias tratam da imprensa, e as três são extremamente preocupantes.

De 11 de junho, quando começaram as manifestações populares até ontem, 102 jornalistas foram agredidos em todo o país, 77 foram vítimas da polícia e 25, atacados pelos manifestantes. Nem nos tempos da ditadura militar a violência contra os profissionais da imprensa foi tão ostensiva.

Na Inglaterra, o primeiro ministro David Cameron ameaçou censurar o “The Guardian”, um dos mais importantes jornais do mundo, caso prossiga nas denúncias sobre a espionagem americana.

E, aqui no Brasil, a novela das biografias proibidas tem um novo lance com a divulgação dos depoimentos do coletivo "Procure Saber", em apoio às posições repressivas de Roberto Carlos.

A liberdade de expressão é a primeira vítima dos tiranos e tiranetes e, à medida em que jornalistas se tornam mais atuantes, mais competentes e competitivos e, portanto, mais investigativos, maior é a violência contra eles. A biografia entra nesta história de forma paralela porque seus mais bem sucedidos cultores costumam ser jornalistas e porque o próprio gênero é uma extensão do jornalismo.

Há duas semanas realizaram-se no Rio dois eventos internacionais relacionados com o jornalismo investigativo, com a presença dos azes da Europa, Estados Unidos e América Latina, ambos organizados pela Abraji.

Este Observatório esteve lá e constatou que reportagem e investigação são sinônimos. Ficou evidente também que a crise de identidade que assola a mídia dita “tradicional” só poderá ser superada quando mais recursos e mais empenho forem transferidos para investigações extensivas, de longo prazo. O dia-a-dia é atendido pelas diversas modalidades que circulam na internet, mas o cidadão do mundo já não se contenta com fragmentos, quer informações consolidadas, inteiriças e principalmente novas.

Aperte o cinto, você vai entrar no trepidante mundo do jornalismo investigativo.

 

Dos Telespectadores:

Telefonemas:

Lúcia Helena, Vila Velha / ES
Parabéns pelo trabalho de todos os jornalistas investigativos. Estou achando o programa muito bom.

Antônio Carlos, Belo Horizonte / MG
A seleção de pacientes em hospitais é mais comum do que se imagina.

Jorge, Belo Horizonte / MG
Será que os jornalistas deixam de investigar por causa da audiência e dos patrocinadores?

Jandira Telles, São Paulo
Gostaria de saber a posição dos debatedores sobre as biografias não autorizadas após o que o Roberto Carlos falou no Fantástico.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/10/2013 - 18:33 e atualizado em 30/10/2013 - 18:08

Últimas

O que vem por aí