Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Otavio Frias Filho

Jornalista avalia a crise no jornalismo impresso

Observatório da Imprensa

No AR em 21/05/2013 - 23:00

Pauta

Editorial

Assista na Íntegra

 

Pauta:

Nesta semana, o Observatório da Imprensa vai mostrar uma entrevista de Alberto Dines com o Diretor de Redação e do Grupo Folha, Otavio Frias Filho. O jornalista, que começou aos 18 anos na Folha de S.Paulo, fala de pluralismo na imprensa, de mídia impressa e sobretudo de liberdade de expressão.

No programa, Dines e Otavio Frias analisaram o conflito entre o governo da presidente Cristina Kirchner e o jornal do Grupo Clarín, que gerou uma crise institucional no país vizinho. Eles falaram também sobre a necessidade de autorregulamentação da mídia e da internet e sobre a crise nos meios impressos.

Segundo Otavio Frias “o jornalismo é o reino da precariedade” e para Dines “o jornal, hoje, não consegue abraçar o mundo”.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você não gostaria de conhecer o diretor de redação do único jornal brasileiro que a presidente Dilma Rousseff lê todas as manhãs, em papel, separado do clipping preparado pela assessoria?

Otavio Frias Filho é o protagonista do terceiro especial que apresentamos em comemoração aos 15 anos do Observatório.

Aos 18 anos, já escrevia editoriais para a Folha de S.Paulo e ajudava o pai, o publisher Octávio Frias de Oliveira, e o jornalista Claudio Abramo a tocarem a formidável reforma do jornal que, em pouco menos de 40 anos, tornou-se não apenas o preferido dos presidentes, mas também dos políticos, empresários, intelectuais e jovens.

Além de diretor de redação do jornal e diretor editorial do Grupo Folha (ao qual pertence o gigante digital UOL) é autor de seis peças teatrais e quatro livros.

Quando começamos este programa, em maio de 1998, Otavio Frias Filho nos concedeu uma longa entrevista. Mostraremos alguns trechos, apesar da qualidade da imagem.

O que nos interessa é o que ele tem a dizer sobre este dramático momento na história da imprensa mundial.

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Criado em 20/05/2013 - 15:19 e atualizado em 02/08/2013 - 18:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí