Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segurança na Rede

Programa debate as falhas de segurança na internet

Observatório da Imprensa

No AR em 08/10/2013 - 23:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

Neste programa, Alberto Dines e seus convidados vão analisar a vulnerabilidade na internet, a partir do discurso que a presidente Dilma Rousseff fez na ONU condenando as escutas da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana.

A presidente propôs uma ampla regulação, aprovada pela comunidade internacional, para o acesso à internet. Ela sugere que a ONU estabeleça um marco civil multilateral para a governança e uso da internet. Dilma Rousseff listou medidas para garantir a segurança dos dados na rede mundial. Segundo assessores da Casa Branca, os Estados Unidos estão aperfeiçoando seu programa de espionagem, mas mantêm a posição de que devem ter uma comunidade de inteligência forte.

O Observatório da Imprensa vem debatendo o assunto desde o vazamento de documentos pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden e, nesta edição, quer aprofundar o debate ouvindo os representantes do Google e Facebook no país. Vamos tratar também do marco civil da internet e do projeto de Política Nacional de Inteligência – paralisados – que agora devem entrar na agenda pública.

Neste programa, Alberto Dines recebe a jornalista Márion Strecker; o presidente da Abranet, Eduardo Neger e o Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Carlos Affonso Souza.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A internet não é neutra. A internet pode ser o símbolo da liberdade individual, mas na realidade está mais próxima de ser um par de algemas douradas. A internet tem sido apresentada como panaceia para todos os males da sociedade contemporânea, mas além de ser vulnerável, é perigosa, subversiva, impossível de ser disciplinada. Além disso, injusta - sempre a serviço dos mais poderosos.

Com o pretexto de aproximar a humanidade, a revolução digital está acabando com a privacidade, com o arbítrio individual e com as soberanias nacionais. A tecnologia tem sido apresentada como alavanca de avanços mas também carrega uma enorme carga de retrocessos.

Os documentos obtidos pelo ex-agente de segurança americano, Edward Snowden, comprovaram que os Estados Unidos espionaram o governo brasileiro. A presidente Dilma Rousseff denunciou a agressão no plenário das Nações Unidas. Mas agora descobriu-se que também o Canadá serviu-se das ferramentas disponibilizadas pelo seu vizinho para bisbilhotar, devassar e apropriar-se do nosso acervo de informações.

Este não é um assunto que diz respeito apenas aos governos, diz respeito a você, usuário da rede mundial de computadores. Ao ligar o seu celular de última geração ou acionar o seu navegador ultra veloz você entrou no imponderável, onde a sua vontade e os seus direitos contam muito pouco. O mesmo sistema que nos vende uma fascinante e maravilhosa maquineta multifuncional, que faz tudo e sabe tudo, nos leva para um universo do qual jamais poderemos sair.

Esta edição do Observatório da Imprensa pretende lembrá-lo de coisas muito graves que acontecem junto com inocentes gestos.

 

Dos Telespectadores:

E-mails:

Theo Campos, Ubatuba / SP
Boa noite. O que vocês acham do boicote de uma maioria da imprensa à manifestação dos índios (quarta-feira 2/10) na Av. Paulista? Eram cerca de mil. Se fossem por volta de mil chefs de cozinha, latifundiários ou médicos, estaria na "capa" de todos os veículos. Agradeço pela atenção. Tô com vocês do Observatório da Imprensa desde 1998.

Telefonemas:

André Santos, Vilhena / RO
Por que tem diferença de velocidade e preço na internet de estado para estado?

Valdecir Vieira, São Gonçalo / RJ
Gostaria que os programas de tv abordassem mais a relação entre Marx e a imprensa. Adoro a Tv Brasil.

Alberto Eduardo, São Luís / MA
Carlos Affonso, os espiões são especialistas em telecomunicações ou em engenharia da computação?

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/09/2013 - 17:48 e atualizado em 09/10/2013 - 18:18

Últimas

O que vem por aí