Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sucessão do Papa

Programa analisa os novos rumos da Igreja Católica

Observatório da Imprensa

No AR em 19/03/2013 - 23:00

Pauta

Editorial

Dos Telespectadores

Assista na Íntegra

 

Pauta:

Na próxima edição do Observatório da Imprensa vamos debater as proposições de renovação da Igreja Católica, feitas pelo papa Bento XVI ao anunciar a sua renúncia.

Ele foi o primeiro líder a deixar o cargo em seis séculos e seu gesto gerou inúmeras especulações na imprensa. Durante os oito anos de seu pontificado, Bento XVI enfrentou uma série de turbulências e a Igreja esteve no centro de escândalos de pedofilia envolvendo padres de diversos países.

Um grave vazamento de informações confidenciais, que ficou conhecido como Vatileaks, foi destaque na imprensa de todo o mundo. Em 300 páginas, os documentos revelariam uma rede de corrupção e prostituição homossexual na Santa Sé. O relatório sigiloso foi passado pelo mordomo do papa para um jornalista italiano, que publicou as denúncias em um livro. O real teor do texto, produzido por três cardeais a pedido de Bento XVI, será conhecido apenas pelo papa Francisco.

Vamos analisar também as características controversas do novo papa, investigadas pelos meios de comunicação, e os novos rumos da Igreja Católica diante desta transição.

Para debater este tema, Alberto Dines recebe o teólogo Leonardo Boff, o jornalista e escritor Luiz Paulo Horta e o correspondente da GloboNews e do Estadão em Buenos Aires, Ariel Palacios.

 

Editorial:

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A mídia internacional foi uma das protagonistas da troca de pontífices e assim continuará daqui para a frente. Na verdade, a mídia é a protagonista em todos os negócios humanos mesmo que as motivações sejam espirituais ou morais.

Estavam na mídia as razões que levaram Bento XVI a abdicar. Foi a mídia que tornou pública sua convocação para a renovação após o inédito gesto. Foi a mídia que, em seguida à escolha de Jorge Mario Bergoglio, levantou as primeiras restrições oriundas da Argentina.

O secretismo que envolve a Santa Sé dificilmente será rompido, o significado dos seus comunicados continuará hermético mas, apesar disso, a mídia continuará sendo o palco onde transcorrerão todos os lances da história futura do menor e talvez mais visível estado do mundo.

Apesar da legião de vaticanistas convocados pela mídia para explicar e antecipar os acontecimentos, a verdade é que a mídia não consegue satisfazer a sede de saber daqueles que querem algo mais denso do que os 140 caracteres de um tuite. A cobertura isenta e objetiva da instituição mais antiga da humanidade e seus desdobramentos nas esferas política, econômica, moral e espiritual exige novos cânones de jornalismo. E estes cânones foram expostos pelo próprio Papa Francisco aos cerca de quatro mil jornalistas reunidos em Roma no último sábado: buscar a verdade, a bondade e a beleza.

Em matéria de jornalismo, o Papa está aprovado.

Será que ele assistiu a algum de nossos programas?

 

Dos Telespectadores:

E-mails:

Roberto Belleza, Belo Horizonte / MG
Podemos esperar do Papa Francisco um significativo avanço ecumênico e também um reconhecimento da Igreja em relação ao pleno ministério dos leigos nas comunidades? E a revisão do celibato? Terá vez neste pontificado?

Laerte de Azevedo Machado, Nova Friburgo / RJ – Professor
É com extrema alegria que vejo Leonardo Boff e seus diálogos transcendentes... gostaria de ver sua intervenção sobre o discurso do atual Papa em sua primeira missa, que levou em consideração a preocupação com os pobres e o meio ambiente.

Breno Baeta, Belo Horizonte / MG – Estudante de Filosofia
Paz e bem! Boa noite! Gostaria de saber do Leonardo Boff, na opinião dele, qual o grande pequeno passo da Igreja atualmente. Qual a coisa mais simples que o Papa Francisco poderá fazer para renovar a Igreja?

Telefonemas:

Luciano Bernardi, Vacaria / RS
O que nós podemos projetar para a Igreja após esse conclave?

Regina Paula, Lorena / SP
Os jesuítas estão sendo apresentados como bondosos. Qual a opinião dos convidados sobre a ação dos jesuítas com os índios do Brasil no passado?

José Machado, Campos / RJ
A imprensa brasileira não torceu muito para o cardeal brasileiro ser eleito papa?

Marise Peres, Catalão / GO
Esse papa vai ser mais humano que os outros?

 

Assista na Íntegra:




Apresentação: Alberto Dines

Como assistir
Participe
Arquivo dos programas anteriores à 29 de maio de 2012

OI nas redes sociais:

    

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/03/2013 - 13:24 e atualizado em 07/08/2013 - 21:15

Últimas

O que vem por aí