Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Preservação da biodiversidade pauta Brasil 2050 desta sexta-feira (7/5)

Episódio traz projetos de conservação de espécies bem-sucedidos

Nesta sexta (7), o seriado Brasil 2050 debate a importância da preservação da biodiversidade para reduzir os impactos no ecossistema durante os processos produtivos. O episódio inédito, que vai ao ar às 15h30, na TV Brasil, revela casos de sucesso de conservação, reflorestamento e conscientização.

Os 13 episódios que compõem a primeira temporada do seriado Brasil 2050 percorrem o território nacional para traçar um mapa dos projetos e iniciativas de sustentabilidade nas empresas, nos governos e na sociedade civil. São ações que servem de inspiração para a construção de um país socialmente mais justo, ambientalmente responsável e economicamente viável. 

O documentário exibido esta semana mostra que na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a Alcoa busca minimizar a perturbação de qualquer habitat original e evitar áreas sensíveis. A companhia tem desenvolvido boas práticas com a implementação de técnicas de restauro florestal e processos inovadores da indústria para mitigar o efeito na vegetação, nos animais e nos recursos naturais. 

Na unidade da Alcoa em Poços de Caldas, foi desenvolvida, por exemplo, a metodologia de utilização de lonas plásticas no entorno das mudas de espécies nativas em áreas de restauração ambiental. O objetivo é combater o avanço de espécies exóticas invasoras que afetam o desenvolvimento das espécies nativas, por competirem por nutrientes, eliminando o uso de qualquer produto químico para realizar esse controle.

Outro exemplo bem-sucedido que o Brasil 2050 revela é a atuação do Programa de Empreendedores da Conservação (E-CONS) no estado do Paraná. A iniciativa apoia pequenos proprietários de terras conservadas, como a Reserva Bicudinho-do-brejo de Guaratuba e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Airumã, na região urbana de Curitiba.

Para implementar o E-CONS, durante três anos, projetos de líderes inovadores de cada bioma brasileiro receberam investimentos financeiros e respaldo técnico com o objetivo de estabelecer ações que multiplicassem a escala de suas ações.

Sobre a série Brasil 2050

Para dar visibilidade nacional às ações de sustentabilidade reconhecidas pela sociedade brasileira, a série documental mostra exemplos que podem ser adaptados ou replicados por Organizações Não Governamentais, empresas ou pelo espectador. Os documentários revelam iniciativas que contribuem para boas práticas de desenvolvimento humano; uso consciente da água; construção sustentável; conservação da biodiversidade; projetos culturais; agricultura; descarte e reaproveitamento de resíduos; energia renovável; economia sustentável; cultura de compartilhamento; e alternativas para o consumo desenfreado.

Cada caso é apresentado por personagens locais, participantes do projeto em destaque. A câmera observa a ação e conduz a narrativa. O fio condutor está no impacto da iniciativa na vida cotidiana dos cidadãos envolvidos.

Com aproximadamente 26 minutos de duração, cada episódio aborda um dos nove temas propostos pelo "Visão Brasil 2050", documento produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Inspirado no Vision 2050 - estudo de prospecção lançado em 2010 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) -, o material tem o propósito de apresentar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e qual o caminho possível para alcançá-lo no país.

A produção de Brasil 2050 tem parceria e curadoria do CEBDS, organização líder em esforços no setor empresarial para implementação do desenvolvimento sustentável. O Conselho reúne os maiores grupos de empresas do país.

#VemVer

A TV Brasil está de cara nova desde o dia 5 de abril, quando lançou nova programação. Agora, o público tem acesso a mais informação, mais entretenimento e mais conhecimento.

O tradicional Repórter Nacional, da Rádio Nacional, às 7h30, estreou em novo formato com transmissão simultânea, em rede, na rádio, TV Brasil e nas redes sociais, de segunda a sexta-feira. Com apresentação de Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, o noticiário faz um giro de 25 minutos pelo país, com tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado.

Tem mais notícias, de segunda a sexta-feira, às 12h, com a chegada dos noticiários locais Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, desde o início de abril. Passou para as 12h15, com duração de 45 minutos. O telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h e entrega mais 10 minutos de informações para o público, de 19h às 19h40. Na sequência, o programa Stadium traz as notícias do mundo esportivo, no Brasil e no mundo.

A teledramaturgia ganhou a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação do povo de Israel. A novela vai ao ar de segunda a sábado, 20h30, com reapresentação à 0h45.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço

Brasil 2050 - sexta-feira, dia 07/05, às 15h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/05/2021 - 13:45 e atualizado em 04/05/2021 - 13:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí