Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Especial entrevista nadadores paralímpicos

Edição inédita da produção da TV Brasil traz um bate-papo com atletas

O nono episódio inédito da nova temporada do Programa Especial é dedicado à natação paralímpica. A atração deste sábado (16), às 9h30, na TV Brasil, recebe atletas de alto rendimento com baixa visão que se destacam com títulos na modalidade e têm muitas chances nas Paralimpíadas de Tóquio. O conteúdo também está no aplicativo EBC Play.

A repórter Fernanda Honorato entrevista Maria Carolina Santiago, nadadora que tem baixa visão e o seu treinador Leonardo Tomasello. A equipe da produção ainda conversa com Douglas Matera, nadador paralímpico, que também tem deficiência visual e foi campeão no Parapan de Lima, em 2019, e Cynthia Boenne, uma das técnicas dele.

Maria Carolina Santiago tem a síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Estreante no esporte profissional, a atleta pernambucana é uma das promessas de medalha para o Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio que devem ser disputadas em 2021.

A nadadora conquistou o ouro nos 50m livre da classe S12 no Mundial de natação paralímpica realizado em setembro, no Parque Olímpico de Londres, com mais de 650 atletas de 80 países. No papo com Fernanda Honorato, primeira repórter com Síndrome de Down do país, ela destaca o início no esporte.

"A natação entrou na minha vida muito cedo. Por eu ter a deficiência visual e a minha síndrome não permitir que eu fizesse um esporte de impacto, eu comecei a acompanhar meu irmão mais velho, que já era atleta de natação. Então, eu comecei praticamente com quatro anos de idade" afirma.

Carol competiu em provas de natação que reuniam atletas sem deficiência até o final de 2018 quando migrou para o esporte paralímpico. Ano passado, ela também estreou em Parapans nos Jogos de Lima e conquistou quatro ouros continentais em cinco provas disputadas.

Leonardo Tomasello, treinador de Maria Carolina, também conversa com a equipe do Programa Especial. Durante a conversa, o técnico explica como é a programação do treinamento estipulado para a nadadora e destaca as qualidades da atleta.

"Em todo treino ela tem uma meta para cumprir e a gente sempre vai ajustando isso para manter a motivação para fazer séries boas e na competição também. Ela é uma atleta muito competitiva, sempre quer nadar perto das melhores marcas ou quer quebrar as próprias marcas. Isso é bom", diz Leonardo.

Com diversos títulos na bagagem, Douglas Matera conta que, antes de praticar a natação paralímpica, há três anos, já era atleta da natação convencional. O atleta revela que essa experiência é a base de todo o seu trabalho na modalidade do esporte paralímpico em que aprimorou o rendimento.

"Tenho mais de 10 anos de natação competitiva. Eu tive uma base muito boa na natação convencional. Tenho a sorte de usufruir disso, hoje, na natação paralímpica. Apesar do começo em 2017, que pode ser visto como há pouco tempo, eu já tenho uma bagagem bem grande e isso, com certeza, me ajuda nos meus objetivos", destaca.

Uma das treinadoras de Douglas, a técnica Cynthia Boenne, afirma que ele é um nadador disciplinado. "Aqui, na piscina, que é onde eu ministro esses treinos, basicamente, o trabalho que a gente faz com ele é forçando a repetição, porque ele é um atleta muito talentoso, é um atleta disciplinado, é um atleta que tem muito foco e é muito técnico. Então, são todas as características que fazem realmente um grande campeão", celebra Cynthia.

Respeito às diferenças

Com a proposta de abordar as deficiências com naturalidade e revelar o horizonte de atividades que essas pessoas desempenham em sua rotina, a atração leva ao público informação com entretenimento.

Pioneiro, o Programa Especial demonstra na prática a capacidade das pessoas com deficiência. A proposta é reforçar com elas podem ser atuantes na sociedade. A produção é voltada para todo cidadão que acredita ser possível, e necessário, incentivar esse respeito às diferenças.

Na telinha da emissora pública desde março de 2004, o Programa Especial aborda assuntos como mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte, saúde, entre outros temas que são tratados de forma inclusiva com linguagem descontraída.

A equipe do Programa Especial acredita que a informação é a melhor forma de se combater o preconceito. Toda vez que mostra casos bem-sucedidos da participação de pessoas com deficiência na sociedade, um número maior de espectadores percebe que é plenamente possível vivermos em um mundo inclusivo.

Acessibilidade para todos os públicos

Para ser 100% acessível ao telespectador o Programa Especial conta com recursos como janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais; legenda em português e audiodescrição.

A janela de LIBRAS atende às pessoas com deficiência auditiva que não leem português. Já quem tem deficiência auditiva, mas não falam LIBRAS pode acompanhar pelas legendas em português.

Já na audiodescrição, as imagens que aparecem na telinha da emissora pública são descritas por um locutor para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.

De acordo com a diretora da atração, Ângela Patricia Reiniger, o Programa Especial tem edições temáticas sendo que a partir de cada assunto a produção busca balancear pautas de serviço, com perfis de personagens e iniciativas inovadoras.

"Acredito que o Programa Especial representa um papel de grande importância na sociedade, ao mostrar que é possível abordar a questão da deficiência de forma natural", avalia.

Para Ângela, é importante buscar contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Algo que me alegra muito é quando os espectadores nos escrevem dizendo o quanto se sentem representados na telinha e o quanto prezam a abordagem feita".

"No Programa Especial, a questão da deficiência é tratada, mas a pessoa está em primeiro lugar. Não podemos esquecer que ali estão pessoas que têm, entre outras características, uma deficiência", completa a diretora.

O público pode conferir os episódios anteriores no site http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial. As edições também estão YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil e ainda podem ser acompanhadas por meio do aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e através do site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Programa Especial – sábado, dia 16/5, às 9h30, na TV Brasil
Programa Especial – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br
Programa Especial – site da TV Brasil, em http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial  
Programa Especial – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653
imprensa@ebc.com.br

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2020 - 20:30 e atualizado em 14/05/2020 - 20:30

Últimas

O que vem por aí