O programa desta semana surgiu a partir de uma parceria entre a Rede Jovem de Cidadania e o Centro Cultural Casa África. O ponto de partida é o show que promoveu o encontro sonoro entre a kora — um instrumento tradicional de cordas, utilizado na África Ocidental — e a música afro-brasileira.
Neste episódio é apresentado o melhor de uma série de encontros, conversas e ensaios entre o senegalês Zal Idrissa Sissokho, que aprendeu a arte da kora com seu pai, e músicos brasileiros. Herdeiro de uma casta que mantém as tradições da cultura mandinga, da África Ocidental, Zal é um griot, mix de poeta, cronista e trovador errante, que ainda canta suas melodias nos idiomas malinke e wolof.
A Rede Jovem de Cidadania acompanhou todo o processo de produção e mostra ao telespectador não apenas as músicas inéditas que surgem do encontro multicultural entre diferentes artistas, como as singularidades que brotam desta mescla de sons. O programa também desvenda os segredos da kora e da tradição senegalesa.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.