Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O escritor Sérgio Baialista fala sobre a arte do cordel

A poesia de cordel é uma das mais populares formas de expressão da

Rede Jovem de Cidadania

No AR em 06/09/2010 - 03:00

Literatura de Cordel - Rede Jovem Cidadania

O Rede Jovem Cidadania desta segunda-feira (6) viaja por uma das mais populares formas de expressão da cultura brasileira: a poesia de cordel. Surgida na tradição oral ainda na Europa, a poesia de cordel passou a ser encontrada em Portugal por volta do século XVI. Os poemas em rimas eram ilustrados por xilogravuras, a técnica em que a figura é produzida através de entalhes na madeira, podendo ser reproduzida diversas vezes. Impressos em papéis rudes, os livros eram pendurados em cordas de barbante para a venda. Daí veio o nome "cordel".

Trazido pelos portugueses, os cordéis brasileiros passaram a ser impressos no século XIX, e adquiram características próprias. Especialmente popular no Nordeste, o cordel passou a tratar de temas próprios da cultura brasileira, abordando dos feitos do cangaceiro Lampião até as lendas do nosso folclore. O Rede Jovem Cidadania recebe um dos autores dessa arte, o cordelista baiano Sérgio Baialista, que relaciona o cordel com as demais formas de manifestação da cultura nacional através de suas afinidades e relações.

Equipe: Aléxia Melo, Ana Tereza Brandão, Beto Assenção, Giovania Monique, Clebin dos Santos, Marisa Revert, Michel Brasil, Eu Pena Forte

Horário: Segundas, às 17h30.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/01/1970 - 02:00 e atualizado em 01/01/1970 - 02:00

Últimas

O que vem por aí