Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Solenidade celebra 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil

Repórter Brasil Tarde

No AR em 22/11/2022 - 12:15

Uma sessão solene na Câmara dos Deputados lembrou os 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil. A cerimônia faz parte de uma série de eventos, que começaram em agosto e vão até dezembro. Além de parlamentares, estiveram presentes representantes de entidades ligadas ao setor. Os discursos destacaram a importância do rádio para o desenvolvimento e integração do país, já que suas ondas são sintonizadas até mesmo nas localidades de mais difícil acesso.

O evento contou com a presença do diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Glen Valente, que destacou a capacidade do rádio se adaptar às inovações tecnológicas e os investimentos que a EBC faz no segmento.

Uma pesquisa da Kantar Ibope Media, feita neste ano, mostrou que 83% dos brasileiros ouvem rádio. Um aumento de 3% em relação à 2021.

Quanto à primeira transmissão de rádio, o fato histórico ocorreu na exposição do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922. O primeiro conteúdo veiculado foi o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. Já a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo educador Edgard Roquete-Pinto. A partir de 1930 o veículo se tornou popular. Em 1935, A Voz do Brasil foi ao ar pela primeira vez. E em 1936 entrava no ar a Rádio Nacional, que em 1940 foi incorporada ao patrimônio da União.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/11/2022 - 16:05

Últimas

O que vem por aí