Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Choro passa a ser Patrimônio Cultural do Brasil

Repórter Brasil Tarde

No AR em 01/03/2024 - 13:00

O Choro agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O gênero musical que tanto diz sobre os brasileiros, estará registrado no livro das formas de expressão de nosso país.

Esse ritmo musical começou a surgir nos últimos 30 anos do século XIX, no Rio de Janeiro. Depois disso, compositores como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha consagraram no gênero.

Em 2011, o Clube do Choro de Brasília, fez o pedido de registro ao Iphan. Durante esses anos, foi necessário coletar cartas de recomendação por todo o país.

Diferentemente do Patrimônio Material, o Imaterial não se refere a lugares ou coisas, e sim a um conjunto de saberes culturais, passados de geração a geração, e que são importantes para a criação de uma identidade cultural numa sociedade.

De acordo com o parecer técnico que analisou o pedido de registro como Patrimônio Cultural, o Choro é uma prática complexa e diversa, presente em todas as regiões do Brasil e disseminada em outros países.

Além do Clube do Choro de Brasília, contribuíram para o reconhecimento do Choro como Patrimônio Cultural Imaterial, os pedidos feitos pela Casa do Samba do Rio de Janeiro, os abaixo assinados encaminhados por chorões e choronas de todo o país.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/03/2024 - 17:05

Últimas

O que vem por aí