Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz: acordo vai baratear imunoterapia de pacientes com câncer

Repórter Brasil Tarde

No AR em 26/03/2024 - 13:00

No Rio de Janeiro, a Fiocruz assinou um acordo de transferência de tecnologia com uma empresa norte-americana para oferecer um tratamento de imunoterapia que deve beneficiar pacientes com câncer. A iniciativa, lançada nesta terça-feira, (26) contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A terapia Car-T que começa a ser oferecida no SUS deve beneficiar principalmente pacientes com tumores hematologicos: leucemias agudas e linfomas. Segundo especialistas, o tratamento de imunoterapia consegue fazer uma reprogramação da célula do paciente.

A célula é retirada e reprogramada em laboratório, quando recebe uma proteína e se torna capaz de combater as células tumorais. Esse é um tratamento caro e só o produto custa cerca de 2 milhões, para cada paciente, na rede privada. A negociação com a empresa americana deve baixar o custo em cerca de 90%.

O acordo prevê a transferência de tecnologia e a capacidade de produzir um vírus que é utilizado como vetor de combate ao câncer no procedimento.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2024 - 19:55

Últimas

O que vem por aí