Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque do Rodeador: complexo de transmissão de rádio completa 50 anos

Repórter Brasil Tarde

No AR em 11/03/2024 - 13:00

O Parque do Rodeador é a maior estrutura de transmissão em ondas médias e curtas da América Latina. E esse espaço tão importante para as telecomunicações, situado a 34 quilômetros de Brasília, completa 50 anos nesta segunda-feira (11). É para lá que a gente vai, conversar com o Glauco de Queiroz. 

O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima, descerrou uma placa comemorativa ao aniversário do Parque do Rodeador, que foi inaugurado em 11 de março de 1974. Além disso, teve uma homenagem a 45 pessoas, funcionários e ex-funcionários, em razão dos serviços prestados pela comunicação pública do país.

O Complexo do Rodeador fica em área de 240 hectares e abriga o maior complexo de transmissão de rádio do país e um dos maiores da América Latina. Atualmente, conta com 12 torres de ondas curtas e uma de onda média.

Entre elas, os transmissores da Rádio Nacional da Amazônia, em ondas curtas, da EBC, que é a única do país com alcance nacional e internacional. Por isso, ela é o principal meio de comunicação essa região, pouco explorada pelo setor privado.

A rádio chega a cerca de 15 milhões de pessoas: em comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas e até numa embarcação no meio da selva. E além de garantir ao direito à informação de boa parte da população brasileira, o rodeador também tem é considerada infraestrutura relevante em casos de catástrofes. Isso porque permite a transmissão de sinal de comunicação independentemente de internet e satélites.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/03/2024 - 15:35

Últimas

O que vem por aí