Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado aprova PEC que criminaliza a posse de drogas

Repórter Brasil Tarde

No AR em 17/04/2024 - 13:00

O Senado aprovou a proposta que inclui na Constituição Federal a criminalização do porte e da posse de qualquer quantidade de droga ilícita. A proposta de emenda à Constituição teve 53 votos a favor e 9 contra no primeiro turno. E 52 favoráveis e 9 contrários, no segundo. A PEC acrescenta um inciso no artigo 5º da Constituição para considerar crime a posse e o porte, independentemente da quantidade de drogas.

O texto ainda prevê a distinção entre traficante e usuário, mas não traz critérios objetivos para diferenciar o porte do tráfico. A decisão será do policial responsável pela abordagem e apreensão. A ideia é que os usuários sejam punidos com penas alternativas à prisão e passem por tratamento contra a dependência. Para que a mudança seja incluída na Constituição, a PEC precisa ser aprovada nas duas casas do Congresso.

Por isso, a proposta segue agora para análise na Câmara dos Deputados. A PEC é uma reação dos parlamentares ao avanço do Supremo Tribunal Federal, que também avalia a questão do porte de drogas. Até o momento, o entendimento da maioria dos ministros fica restrito à maconha e não criminaliza a posse para o consumo pessoal, desde que dentro de uma quantidade mínima a ser estipulada pela Corte.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/04/2024 - 16:45

Últimas

O que vem por aí