Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Há mais de 300 casos suspeitos de leptospirose no RS

Repórter Brasil Tarde

No AR em 21/05/2024 - 13:00

Dezenove pessoas foram identificadas com leptospirose nos últimos dias no Rio Grande do Sul. Uma pessoa morreu. Há mais de 300 casos suspeitos de contaminação em todo o estado. A expectativa é de os números aumentarem nos próximos dias.

Fique atento aos sintomas e procure atendimento médico. A leptospirose é uma enfermidade transmitida pela urina de ratos, infectados pela bactéria leptospira. O risco de se contrair a doença cresce em casos de enchentes, quando a água fica contaminada.

O contágio é feito através do contato com a pele. E pode levar até 30 dias para se manifestar. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e calafrios.

Os médicos orientam as pessoas que estiveram em áreas de risco a procurar atendimento, em casos de algum desses sinais. A morte por leptospirose pode ser evitada, se tratada a tempo.

A medicação costuma ser feita com o uso de antibióticos. A depender da gravidade, haverá a necessidade de internação do paciente.

Os médicos da defesa civil recomendam a limpeza com água sanitária das casas em locais alagados. E o descarte de qualquer alimento que tenha tido contato com a água das enchentes. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/05/2024 - 15:15

Últimas

O que vem por aí