Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio Grande do Sul confirma a 4ª morte por leptospirose

Repórter Brasil Tarde

No AR em 24/05/2024 - 13:00

Subiu para quatro o número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul. Os alagamentos causados pelas enchentes no estado aumentam muito o risco de infecção. A leptospirose é uma doença infecciosa, transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, sobretudo ratos.

No caso de enchentes, esse material pode se espalhar pela lama e pela água dos alagamentos. O contágio acontece a partir do contato de mucosas ou da própria pele com a água contaminada. As quatro mortes aconteceram nos municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Venâncio Aires e Travesseiro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Foram notificados até o momento 1.140 casos no estado; 54 foram confirmados. Há ainda quatro óbitos em investigação. O governo recomenda que as pessoas procurem imediatamente um serviço de saúde em caso de suspeita da doença. Os sintomas são: febre; dor de cabeça; fraqueza; dores no corpo, em especial na panturrilha; e calafrios. Os sinais costumam aparecer de 5 a 14 dias após a contaminação, mas podem surgir até 30 dias depois.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/05/2024 - 16:15

Últimas

O que vem por aí