Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado discute transferência de áreas de Marinha para outros setores

Repórter Brasil Tarde

No AR em 28/05/2024 - 13:00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado retomou esta semana a discussão de uma proposta de emenda constitucional (PEC) polêmia: a transferência para estados, municípios e particulares dos terrenos de Marinha, atualmente administrados pela União. É a chamada PEC das Praias. 

O texto da PEC, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, vai ser analisado pelo Senado. Uma audiência pública, promovida pela CCJ, foi realizada na segunda-feira (27). Os terrenos de Marinha são a faixa costeira do litoral brasileiro e foram definidos por documentos e medições que remontam ao século 19. A área é considerada estratégica e a União é responsável pela fiscalização e proteção da região, rica em biodiversidade. 

Os defensores da PEC alegam que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos de Marinha. 

Já ambientalistas avaliam que a proposta de emenda à constituição coloca em risco áreas estratégicas de preservação ambiental e pode permitir a privatização das praias brasileiras. Representantes de setores econômicos também questionam que, com a aprovação da PEC, a fiscalização pode ficar fragilizada. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/05/2024 - 16:05

Últimas

O que vem por aí