Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escola em MG suspende uso de obra de Ziraldo 

Repórter Brasil Tarde

No AR em 21/06/2024 - 13:00

O livro O Menino Marrom, do Ziraldo, que era trabalhado nas escolas municipais de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, foi suspenso das salas de aula nesta semana por conta de reclamação de grupos de pais do município. Publicado em 1986, O Menino Marrom fala de preconceito e diversidade a partir da amizade de duas crianças.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação explica que, em respeito aos pais e à comunidade escolar, e diante de diversas manifestações e divergências de opiniões, suspendeu de forma temporária o uso do livro para readequar a abordagem pedagógica e evitar interpretações equivocadas. A secretaria reconhece a importância da obra e do autor, e informou que uma série de reuniões estão sendo feitas para esclarecer as críticas dirigidas ao livro.

Este é o segundo caso de recolha de livros em escolas somente nesta semana. Em São José dos Campos, a obra Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas, de Flávia Martins de Carvalho, foi retirada das salas de leitura de escolas municipais após denúncia do vereador Thomaz Henrique (PL-SP), de que o material teria uma mensagem pró-aborto. Segundo a prefeitura, o livro foi recolhido para reavaliação da Secretaria de Educação e Cultura. 

Em nota, a Editora Mostarda, responsável pela publicação do livro, repudiou qualquer forma de censura e defendeu que “obras que promovam o pensamento crítico permaneçam nas escolas sem impedimentos de ordem autoritária”. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/06/2024 - 20:15

Últimas

O que vem por aí