A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início às obras de restauração de um prédio histórico que abrigou uma estação de trens na zona central da cidade. O projeto prevê investimento de R$80 milhões.
A construção foi inaugurada em novembro de 1926 e levou o nome de Estação Barão de Mauá, em homenagem ao pioneiro do transporte ferroviário no Brasil. Mas o terminal acabou conhecido como Estação Leopoldina, zona histórica do Rio.
O projeto prevê a restauração das fachadas e esquadrias, desgastadas pelo tempo e abandono, além do reordenamento dos espaços e instalações internas. O salão principal, com indicações de grafia antiga, também vai passar por restauro, assim como as plataformas onde estão estacionadas composições centenárias. O imóvel vai ganhar ainda um novo mezanino e um jardim.
Numa segunda fase, estão previstas para a região do entorno a construção de uma cidade do samba para abrigar as escolas do Grupo de Acesso, um centro de convenções e um complexo habitacional. A entrega das obras de restauração da estação está prevista para novembro de 2026, quando o prédio completará 100 anos.
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