Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Regras eleitorais começam a valer a partir de 6 de julho

Entram em vigor, no mês de julho, algumas das principais regras do calendário do Tribunal Superior  Eleitoral para Eleições Municipais de outubro.

A partir do dia 6, começam as restrições para constratação e demissão de servidores públicos. Não será permitido nomear, contratar e demitir por justa causa, apenas pessoas em função comissionada e contratações emergenciais.

A nomeação de servidores aprovados em concurso público só pode ocorrer se o resultado for homologado até a data.

Os agentes públicos também ficam proibidos de fazer transferência de recursos do governo federal aos estados e municípios. Podem transferir apenas para obras em andamento ou em casos de calamidade pública.

Os candidatos não podem participar de inauguração de obras públicas.

Também há restrições na publicidade estatal. Não é permitido realizar publicidade de programas de governo, nem pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais.

Já no dia 20 de julho, começam as convenções internas dos partidos para escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

É também no dia 20 que começa a valer o pedido de direito de resposta por candidatos e partidos contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais. O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo, no dia 27 de outubro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/07/2024 - 17:20

Últimas

O que vem por aí