Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rodrigo Pacheco recebe governadores para discutir dívidas dos estados

Repórter Brasil Tarde

No AR em 03/07/2024 - 12:45

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está em intensa negociação para encontrar uma solução para as dívidas dos estados. A expectativa é que, ainda nesta quarta-feira (3), ele anuncie o resultado das discussões.

A intenção de Rodrigo Pacheco é acelerar a aprovação de sua proposta de renegociação da dívida dos estados com a União. A expectativa é que o projeto de lei complementar que repactua a dívida seja aprovado até o início do recesso parlamentar. 

Nesta terça-feira (2), Pacheco se reuniu com governadores dos estados mais endividados. Juntos, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo devem mais de R$690 bilhões, o que corresponde a 90% do total da dívida. 

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, participou da reunião:

“O tema da dívida para esses estados é crítico. Consome para o estado do Rio Grande do Sul, potencialmente, ali na frente, quando o Estado estiver pagando novamente a dívida, nas regras atuais, pode chegar a 15% da receita corrente líquida do Estado consumida pelo pagamento da dívida. Isso significa mais do que o Estado gasta em saúde, por exemplo. 

O governador Ronaldo Caiado, de Goiás, também participou do encontro com Pacheco:

“Mostra que mesmo você cumprindo o pagamento, a sua dívida cresce e, como tal, cumprir no pagamento, a sua dívida cresce e, como tal, asfixia cada vez mais o Estado em poder investir em infraestrutura, saúde, educação e segurança em programas sociais.”

Para o governador de Minas, Romeu Zema, as propostas ainda são insuficientes:

“As medidas que estão sendo propostas pelo presidente Pacheco são muito boas, produtivas, mas eu temo que não sejam suficientes para viabilizar esses estados endividados”. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/07/2024 - 20:00

Últimas

O que vem por aí