Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seca no Amazonas: nível do Rio Negro volta a baixar

Repórter Brasil Tarde

No AR em 29/10/2024 - 12:45

Em Manaus, o nível do Rio Negro voltou a baixar. Com a seca severa que afeta o Amazonas, o rio alcançou o nível mais baixo da história, de 12 metros e 11 centímetros. Nos últimos dias subiu o volume de água, chegando à marca dos 12 metros e 50 centímetros. Mas desde a última sexta-feira (25/10) voltou a secar e já vazou 25 centímetros nesses últimos cinco dias. 

A baixa é efeito de um fenômeno conhecido na região como repiquete. Ele ocorre justamente quando o rio alcança o nível máximo da vazante, estabiliza, volta a encher e depois volta a secar drasticamente. 

O fenômeno foi previsto pelo Serviço Geológico do Brasil, que atribui essa instabilidade à falta de chuvas frequentes no Amazonas. Nas últimas semanas, o estado chegou a registrar alguns dias de chuva, mas ainda abaixo da média e insuficientes para que os rios voltem a encher. A previsão do Serviço Geológico do Brasil é de que o Rio Negro retome seu volume com força somente na primeira quinzena de novembro.

A reportagem é da TV Encontro das Águas, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/10/2024 - 15:20

Últimas

O que vem por aí