Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

204 empresas são incluídas na Lista Suja do trabalho escravo

Repórter Brasil

No AR em 09/10/2023 - 19:00

O governo divulgou a atualização do cadastro de empregadores que têm submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. O documento é conhecido como Lista Suja.

No último semestre, 204 empresas foram incluídas na Lista Suja do trabalho escravo, a maior inclusão já registrada na história, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A lista tem nomes famosos, como a Kaiser, ligada ao grupo Heineken no Brasil. A maioria das empresas é do setor de produção de carvão vegetal, agronegócio e serviços domésticos. O estado campeão de novos casos é Minas Gerais, seguido por São Paulo e Pará.

Na última semana, o Ministério do Trabalho realizou uma operação que surpreendeu as autoridades, em Santa Bárbara, no estado de Goiás. Lá foram resgatados 49 trabalhadores em situação análoga à escravidão que prestavam serviços na extração de palha de milho para produção de cigarros de palha, para a empresa Sales de Oliveira, de São Paulo. Os trabalhadores estavam em condições bastante precárias de trabalho, não recebendo equipamentos de proteção individual, não dispondo de instalações sanitários nos locais de trabalho; a água fornecida era insuficiente para os trabalhadores beberem, também eles laboravam em jornadas extenuantes, que chegavam até 12 horas de trabalho.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/10/2023 - 21:45

Últimas

O que vem por aí