Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desafios da agricultura familiar

Caminhos da Reportagem

No AR em 19/05/2024 - 22:00

Criado há 40 anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) luta pela Reforma Agrária no Brasil. Nesse período, pelos cálculos do MST, cerca de 450 mil famílias conquistaram seu pedaço de chão.

E essa não é a única pauta do movimento. A produção sustentável de alimentos ganhou força nos últimos anos a ponto de transformar o MST no maior produtor de arroz orgânico da América Latina, segundo o Instituto Rio Grandense de Arroz. 

Caminhos da Repórter - O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina
O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina - Divulgação/TV Brasil

Para conferir essa outra vertente do movimento, o Caminhos da Reportagem percorreu o país. No Rio Grande do Sul, nossa equipe esteve em Eldorado do Sul e em Viamão, ambas na região metropolitana de Porto Alegre. A repórter Ana Graziela Aguiar conheceu propriedades que plantam arroz e viu, de perto, o que é a produção sustentável.    

“Esse assentamento foi implantado em 1998. Ou seja, há mais de 25 anos. E eu faço com muito amor um alimento que é limpo, puro e saudável”, enfatizou o agricultor Osmar de Moura.

Caminhos da Reportagem - O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto orgânico
O agricultor Osmar de Moura ressalta as qualidades do produto orgânico - Divulgação/TV Brasil

O problema é que as cidades gaúchas estão entre as mais afetadas pela tragédia climática. Após a gravação, nós voltamos a conversar com o Osmar, que está em segurança, mas com a lavoura debaixo d’água. “Virou tudo arroz inundado. Arroz que, se a natureza tivesse deixado, iria para o pacote”, explica. 

Caminhos da Reportagem - O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem fé na reconstrução
O agricultor Tubiano Molinari lamenta as perdas, mas tem fé na reconstrução - Divulgação/TV Brasil

Os temporais deste mês causaram mortes, deixaram dezenas de milhares de pessoas sem lar, destruíram plantações e reviraram casas. O também agricultor Tubiano Molinari foi outro a conversar com a nossa equipe antes e depois da tragédia. E se no primeiro momento ele comemorava a colheita, no segundo Tubiano lamentava as consequências das fortes chuvas. “Perdemos uma vida [de trabalho]. Mas nós somos fortes, guerreiros e vamos reconstruir”, tentava se animar. 

Caminhos da Reportagem - O Café da Cecília é produzido em Iaras, no interior de São Paulo
O Café da Cecília é produzido em Iaras, no interior de São Paulo - Divulgação/TV Brasil

Além de cidades gaúchas, a TV Brasil esteve nos municípios de Casserengue (PB) e Iaras (SP). No município paulista, a 300 quilômetros de São Paulo, a estrela da produção é o Café da Cecília. E quem nos contou a história do plantio foi a própria Cecília. “Nós recebemos o sítio em 2005 e começamos a plantar as primeiras mudas em 2006. Mas não é que a gente vive sossegado, porque o café dá muito gasto e exige muita mão de obra. É que a gente é teimoso e gosta de trabalhar com café”, disse a agricultora.

Caminhos da Reportagem - A cidade de Casserengue, no agreste da Paraíba, é exemplo na criação de cabras
A cidade de Casserengue, no agreste da Paraíba, é exemplo na criação de cabras - Divulgação/TV Brasil

Já na pequena cidade de Casserengue, no agreste da Paraíba, o destaque é a criação de cabras. Com elas, os agricultores produzem leite, queijo e até iogurte. Só que o começo do processo, lembram os moradores da região, foi desafiador. “Foi muita luta. A gente ficou debaixo de barraca, mas conseguiu terra para trabalhar”, se orgulha o agricultor Peu Ferreira Lima. 

“Qual foi o pontapé inicial da gente? A necessidade de não abandonar nossa terra e de mostrar que a Reforma Agrária dá certo. A caprinocultura veio solucionar a necessidade de geração de receita e mostrar que o Deus que tem em São Paulo e no Rio de Janeiro é o mesmo que tem em Casserengue”, resume o técnico agropecuário Augusto Belarmino de Souza. 

 

Ficha técnica

Reportagem: Ana Graziela Aguiar e Priscila Kerche
Reportagem cinematográfica: Gilmar Vaz, Gilvan Alves e JM Barboza
Auxílio técnico: Eduardo Domingues, Marcelo Vasconcelos e Rafael Calado 
Apoio à reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves
Produção: Patrícia Araújo
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio 
Design: Caroline Ramos
Videografismo: Alex Sakata
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2024 - 18:40

Últimas

O que vem por aí