A decisão do governo de fechar as comportas da barragem norte, localizada em José Boiteux, Santa Catarina, causou revolta entre os habitantes da etnia Xokleng.
Os indígenas organizaram uma manifestação de resistência para impedir a ação da polícia militar. O temor era de que o fechamento pudesse alagar as aldeias e residências próximas. Segundo o corpo de bombeiros, três indígenas foram baleados e precisaram de atendimento no local.
De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, as medidas de segurança exigidas pelos indígenas "não foram cumpridas" pelo governo de Santa Catarina, o que "deixaria a terra indígena completamente desassistida, representando um risco de vida para o povo Xokleng, o que motivou os protestos que foram reprimidos pela polícia”.
A barragem norte é a principal contenção de cheias do estado e impacta diretamente no nível das águas do rio Itajaí-açu, na região de Blumenau.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.