Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara de São Paulo instala CPI para investigar a Enel

Repórter Brasil

No AR em 09/11/2023 - 19:00

A Câmara Municipal de São Paulo instalou uma CPI para investigar a atuação da concessionária Enel, responsável pelo abastecimento de energia elétrica na grande São Paulo. A Vanessa Casalino tem as informações.

Os trabalhos da CPI começaram. A demora no restabelecimento da energia, depois da ventania da última sexta-feira (3), que derrubou muitas árvores na Grande São Paulo, foi o motivo da abertura da comissão parlamentar de inquérito na Câmara Municipal.

Cerca de 2,5 milhões de imóveis ficaram sem energia na região metropolitana, sendo mais da metade só na capital paulista. Muitos bairros ainda estavam sem luz até ontem (8).

Os vereadores querem saber, por exemplo, porque a Enel reduziu o quadro de funcionários em mais de 30% nos últimos anos, e se isso tem relação com uma piora no serviço. A CPI terá 120 dias para concluir os trabalhos.

Segundo a Enel, hoje o fornecimento de energia foi restabelecido a praticamente todos os clientes impactados pelo temporal. A concessionária trabalha agora para religar a energia em 1,3 mil imóveis nas cidades de Cotia e Embu, na Grande São Paulo.

Esse apagão causou vários prejuízos. Segundo a Fecomércio, somente na cidade de São Paulo o setor de comércio e serviços perdeu um R$ 1,3 bilhão em faturamento bruto.

O Tribunal de Contas do município de São Paulo anunciou que vai abrir um processo administrativo para investigar o impacto desse temporal nos cofres públicos.

Os conselheiros querem saber, por exemplo, quanto a prefeitura de São Paulo gastou com infraestrutura, liberação de vias, além das perdas com a falta de energia.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/11/2023 - 21:05

Últimas

O que vem por aí