Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relatório da CPI do 8 de janeiro da CLDF tem 136 indiciamentos

Repórter Brasil

No AR em 29/11/2023 - 19:00

A Câmara Legislativa do Distrito Federal apresentou relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Foram mais de 8 meses de investigação e 32 depoimentos.

O documento apresentado nesta quarta-feira (29), pede o indiciamento do general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, pelos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito; golpe de estado; dano qualificado pela violência; e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Se condenado, as penas somadas podem chegar a 21 anos de prisão, além de multa.

Com exceção de Marcelo Casimiro, ex-comandante de Policiamento Regional, responsável pela segurança da Esplanda dos Ministérios, nenhum outro integrante do alto escalão da PMDF está entre os 136 indiciados.

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, também não está entre os pedidos de indiciamento da CLDF.

Para que o relatório seja aprovado, é necessário que ele receba quatro dos sete votos dos deputados que compõem o colegiado da CPI.

A TV Brasil tentou contato com a defesa de G. Dias e de Marcelo Casimiro, mas não obteve resposta.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/11/2023 - 21:35

Últimas

O que vem por aí