Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

USP e Fiocruz desenvolvem vacina intranasal contra covid-19

Repórter Brasil

No AR em 27/02/2024 - 19:00

Deixar de lado a picadinha de agulha pra se proteger contra a covid-19 pode ser uma realidade não tão distante. Uma vacina brasileira está sendo desenvolvida pra ser aplicada pelo nariz, sem dor. Ela vai ser líquida e vai criar anticorpos já nas vias respiratórias para neutralizar o coronavírus antes que ele entre nas células. É uma técnica diferente das vacinas atuais. 

Os estudos feitos na Universidade de São Paulo (USP) e também na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comprovaram que a vacina nasal é mais eficiente para inibir o vírus da covid-19. Ela age diretamente na mucosa de quem é imunizado. 

Na comparação feita pelos cientistas, a carga viral no pulmão de quem receber a vacina nasal será menor que a de quem receber a vacina intramuscular, aquela que vem sendo aplicada atualmente. E não tem problema misturar os dois tipos. 

A testagem ainda é feita em animais, e não há previsão de quando vão começar os testes clínicos em humanos. Mas para a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), os estudos são promissores. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/02/2024 - 21:20

Últimas

O que vem por aí