Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adeus a Ziraldo, o mestre do desenho e das histórias

Repórter Brasil

No AR em 06/04/2024 - 19:00

Morreu neste sábdo (6), no Rio de Janeiro, o desenhista, cartunista e escritor Ziraldo. Ao longo da carreira ele criou personagens marcantes. O mais famoso deles foi o inesquecível Menino Maluquinho.

A morte de Ziraldo foi confirmada na tarde de hoje pela família do desenhista. Ele tinha 91 e morreu em casa, dormindo, num apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.

Ziraldo estava afastado da vida pública desde 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Entre as criações mais famosas estão O Menino Maluquinho e Turma Do Pererê.

No Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro acontece uma exposição em homenagem ao Ziraldo. A mostra tem o nome Mundo Zira e tem até um miniestúdio onde o público pode se ver dentro dos desenhos do cartunista. Tem ainda um caça-palavras com frases emblemáticas do Ziraldo.

Ele foi pintor, caricaturista, desenhista, chargista, jornalista, teatrólogo e advogado, mas nunca exerceu a advocacia. Ziraldo foi um nome importante na oposição à ditadura militar ao fundar o jornal O Pasquim, um dos veículos críticos ao regime.

A morte do Ziraldo repercutiu na internet. Pela rede social X, o ministro da Educação Camilo Santana celebrou o legado de Ziraldo para a cultura brasileira. O ministro Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disse que as história de Ziraldo marcaram a infância de muitos e continuam a encantar gerações. Três grandes clubes de futebol de São Paulo também se despediram de Ziraldo: Corinthians, São Paulo e Palmeiras.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/04/2024 - 19:00

Últimas

O que vem por aí