Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chuvas no RS: combate às fake news é prioridade na tragédia

Repórter Brasil

No AR em 14/05/2024 - 19:00

Com a grande circulação de notícias falsas relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul, iniciativas para barrar esse tipo de conteúdo e responsabilizar os disseminadores mobiliza os Três Poderes. Executivo, Judiciário e Legislativo buscam medidas para conter a onda de informações falsas e descontextualizadas. 

No Congresso, deputados do PSOL entraram com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra deputados federais que divulgaram notícias falsas sobre doações e resgates no Rio Grande do Sul. A intenção é que a PGR envie essa denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Já na Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia será a relatora de um inquérito que investiga as notícias falsas sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, enviado pela Polícia Federal, a pedido do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Esse processo segue em segredo de Justiça.

Checagem

A Agência Brasil lança nesta quarta-feira (14) seu primeiro projeto de combate à desinformação e checagem de notícias, o Compartilhe a Verdade. Nesta primeira fase, a iniciativa terá como foco a checagem de informações compartilhadas nas redes sociais sobre a tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. 

Clique aqui para acessar a página do projeto. 

Leia mais 

Fake news prejudicam tomada de decisão por afetados em catástrofe

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2024 - 19:50

Últimas

O que vem por aí