Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imagens de crianças brasileiras encontradas em banco de dados de IA

Repórter Brasil

No AR em 10/06/2024 - 19:00

A entidade internacional Human Rights Watch revelou que fotos pessoais de crianças e adolescentes brasileiros estão sendo usadas para alimentar ferramentas de inteligência artificial. As imagens foram retiradas sem consentimento de sites e mídias sociais.

A chamada IA é treinada para criar situações novas e irreais com base em imagens reais. Muitas são inofensivas, mas outras podem usar o rosto de uma criança em conteúdos nocivos. Esse é o alerta feito pela Human Rights Watch.

A entidade identificou 170 imagens de crianças brasileiras em um dos bancos de dados mais usado pelas inteligências artificiais. É um percentual pequeno, diante de um acervo de bilhões de imagens, mas que acende um alerta. A pesquisadora de direitos da criança e tecnologia da organização, Hye Jung Han, explica que essas que fotos roubadas estão alimentando modelos de ia para criar deepfakes sexualmente explícitos. 

Segundo a Human Rights Watch, muitas das fotos não se encontram por meio de pesquisa online, e foram postadas até mesmo uma década antes da criação do banco de imagens. O acesso a elas pelas ferramentas de inteligência artificial revela não só o perigo que a nova tecnologia representa, mas que as grandes empresas de mídias sociais falharam em proteger a privacidade dos usuários.

Para Maria Mello, pesquisadora do Instituto Alana, dedicado aos direitos das crianças e adolescentes, as leis brasileiras que já existem precisam ser aplicadas ao mundo online. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/06/2024 - 19:35

Últimas

O que vem por aí