Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa de escolas cívico-militares de SP é inconstitucional, diz MPF

Repórter Brasil

No AR em 11/06/2024 - 19:00

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (MPF), enviou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, um parecer que considera inconstitucional a lei aprovada no estado de São Paulo que criou o programa de escolas cívico-militares. O Psol já havia entrado com ação no Supremo Tribunal Federal contra o projeto que tem enfrentado críticas de especialistas em educação. 

Por meio do programa escola cívico-militar, a Secretaria da Segurança Pública vai indicar policiais militares da reserva para atuar como monitores, além de desenvolver atividades extracurriculares e organizar a disciplina e a segurança nas escolas da rede pública estadual de São Paulo. A lei sancionada no fim de maio foi considerada inconstitucional pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. 

Na decisão, o MPF aponta a falta de evidências científicas ou estudos conclusivos que atestem a melhora no comportamento dos alunos e a qualidade do ensino, ao contrário do que defendem os apoiadores desse tipo de ensino.

A lei estadual foi aprovada há duas semanas e permite a mudança de gestão em escolas públicas estaduais e municipais na maior rede do país. Para o Ministério Público a lei afronta os princípios da liberdade de pensamento e da gestão democrática das escolas. 

A Secretaria da Educação do estado informou que o projeto foi elaborado a partir de proposições de grupos de trabalho e estudos técnicos feitos em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, seguindo os princípios da Lei de Diretrizes e Bases e dos planos nacional e estadual de educação. E reforçou que o modelo não será imposto: cada implantação passará por consulta pública. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/06/2024 - 20:15

Últimas

O que vem por aí