Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desemprego atinge menor nível em 10 anos

Repórter Brasil

No AR em 31/07/2024 - 19:00

Segundo dados da PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE, o Brasil registra a menor quantidade de pessoas em busca de trabalho desde o início de 2015. Vamos chamar a Bárbara Pereira, no Rio de Janeiro, para nos dar mais detalhes dessa pesquisa.

Essa pesquisa também mostrou que o desemprego caiu no segundo trimestre deste ano. A taxa de desocupados diminuiu para 6,9%, a menor para o período desde 2014, há dez anos.

E os dados registram recordes nos números de trabalhadores com e sem carteira assinada. Vamos ver na reportagem.

O IBGE registrou recordes nos números de trabalhadores com e sem carteira assinada.  Depois de um pequeno tempo desempregado, faz um mês e meio que seu Manuel conseguiu um trabalho de carteira assinada neste restaurante.

A pesquisa do IBGE mostra que o mercado de trabalho está aquecido e que o desemprego está em queda no país. O levantamento inclui trabalhadores com e sem carteira assinada e também os que trabalham por conta própria, como o seu Francisco, que, já aposentado, vende água de coco há seis anos para complementar a renda.

Há dois anos, a taxa de desemprego no país era de 9,3%. No gráfico é possível observar a queda na quantidade de desocupados até chegar a 6,9% no segundo trimestre deste ano. Menor patamar desde 2014 para o período.

A quantidade de trabalhadores com carteira assinada bateu recorde e chegou a quase 38,4 milhões pessoas. Os sem carteira também atingiram um nível recorde de 13,8 milhões pessoas.  

Com isso, a população ocupada chegou a 101,8 milhões trabalhadores, também o maior nível já registrado desde o início da série histórica, em 2012. De acordo com o IBGE, esse comportamento positivo do mercado pode ser atribuído a uma melhora geral da economia brasileira. Essa recuperação faz com que mais trabalho seja demandado na produção de bens e serviços. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/07/2024 - 20:20

Últimas

O que vem por aí