Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições na Venezuela: Brasil e EUA cobram atas eleitorais

Cresce a pressão para que a Venezuela apresente as atas eleitorais, que é o documento que registra os votos de cada urna.

Na tarde de hoje, o presidente Lula conversou com o presidente norte-americano, Joe Biden, e os dois reafirmaram a importância das atas para a normalização do processo político na Venezuela.

A repórter Selma Dias falou sobre a repercussão no Palácio do Planalto e no mundo.

O posicionamento oficial e definitivo do governo brasileiro sobre as eleições na Venezuela segue em aberto. Isso porque o presidente Lula quer os boletins das urnas para fundamentar a posição do país.

Foi isso que Lula disse agora à tarde, por telefone, ao presidente norte-americano Joe Biden, que pediu essa conversa com Lula para entender a posição brasileira sobre esse pleito na Venezuela.

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, também participou desse encontro. Eles disseram a Biden que o Brasil acompanha o processo eleitoral venezuelano e considera fundamental a publicação das atas para reconhecer o resultado do pleito.

Mais cedo, Lula tinha concedido uma entrevista exclusiva à TV Centro-América, da Rede Globo, e reafirmou esse apelo pela divulgação dos boletins que registram os votos que foram depositados em cada urna, deixando claro que a composição do Brasil está então condicionada a isso.

Em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, soltou uma nota dizendo que o governo da Venezuela se afasta dos princípios democráticos ao não demonstrar com clareza e lisura a transparência desse pleito.

No cenário internacional, alguns países já condenaram a reeleição de Nicolás Maduro por entender que houve fraude nesse processo eleitoral.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/07/2024 - 03:40

Últimas

O que vem por aí