Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Incêndios no Pantanal: danos em áreas queimadas pode ser irreversível

Repórter Brasil

No AR em 01/07/2024 - 19:00

A cada 15 minutos um incêndio é registrado no Pantanal. Com isso, o primeiro semestre de 2024 já é o período com o maior número de focos de incêndio da história desde o início do monitoramento, em 1998. Só no mês de junho o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) contabilizou mais de 3.500 focos. Desse total, mais de 2.500 estavam no município sul mato-grossense de Corumbá. 

O fogo já consumiu muitas áreas onde a situação pode ser irreversível. E a previsão é de agravamento da seca na região. A situação de emergência tem mobilizado várias frentes no combate ao fogo e também na busca pelos responsáveis. O Ministério Público Federal quer punição para quem inicia queimadas, principalmente em áreas de interessa da União, como terras indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e áreas de preservação permanente. O órgão também enviou um pedido ao Ibama para a criação de uma brigada permanente do PrevFogo em Corumbá. 

Mais de 360 funcionários do governo federal estão na região, atuando em 23 frentes. Outro apoio na luta contra o fogo é o avião cargueiro KC 390 da FAB, que tem atuado desde sábado (29/06), carregando 12 mil litros de água para as áreas afetadas.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/07/2024 - 09:30

Últimas

O que vem por aí