O INSS começou esta semana a notificar quem precisa ir até um Centro de Referência e Assistência Social, o CRAS, apresentar as informações para continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesse primeiro lote estão as pessoas que ainda não estão incluídas no Cadastro Único, o CadÚnico. Depois serão chamados quem não atualiza os dados há mais de 4 anos. Cerca de 1,2 milhão de pessoas devem ser convocadas.
Atualmente, 6 milhões de brasileiros recebem o BPC, no valor de um salário mínimo, pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. A partir do recebimento da notificação, o beneficiário tem de 45, em municípios de até 50 mil habitantes, a 90 dias, nos demais municípios, para atualizar o cadastro. Quem não se apresentar, poderá ter o pagamento suspenso. As notificações serão feitas por busca ativa, através da Central de Atendimento 135 do INSS, ou no extrato bancário do BPC.
O INSS vai fazer todos os meses uma análise nos cadastros para apurar a renda familiar dos beneficiários ou se há acúmulo do BPC com outra renda. E a partir de setembro, novos beneficiários do BPC precisarão fazer registro biométrico.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.