E um dos temas do encontro lá em Teresina foi o único bioma exclusivamente brasileiro. Você sabe qual é? É a caatinga, que inclusive vai muito além dos conhecidos "mandacarus" e "xique-xiques".
Além da grande variedade de plantas e animais, a caatinga garante o sustento de muita gente. Mas o bioma vem sofrendo as consequências das mudanças no clima. Veja na reportagem lá deTeresina da Lara Fonseca.
Cozinhar, tomar banho, plantar e cultivar… Coisas simples mas que dependem muito de um bem precioso: a água. Nas regiões do sertão e do semiárido nordestinos, a falta de chuva em alguns meses do ano traz um grande desafio.
Com as mudanças climáticas, o cenário fica mais complicado. Calor em excesso e vegetação mais seca podem transformar áreas antes produtivas em verdadeiros desertos. Daí o desafio: garantir o cultivo e a segurança alimentar em uma região que está cada vez mais seca.
Quando o assunto é crise climática, vem aquela preocupação urgente com o futuro do planeta. E hoje o futuro está bem representado em Teresina. A plateia que acompanha a apresentação do plano clima traz um sopro de esperança.
Jovens, estudantes, uma geração já consciente de que faz parte desse processo e que é preciso agir.
Além dos estudantes, participam da construção do plano clima movimentos populares, coletivos, representantes do movimento dos trabalhadores sem terra, da federação de trabalhadores, todos juntos, trazendo demandas e ideias pra manter o clima do planeta sob controle.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.