Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fila de espera: mais de 630 mil crianças sem creche

Repórter Brasil

No AR em 13/09/2024 - 19:00

O Brasil tem mais de 630 mil crianças na firma de espera por uma vaga em creches públicas. Quase a metade dos municípios tem famílias aguardando para matricular os filhos nessa etapa de educação infantil.

A pequena Lis tem 2 anos e vai toda feliz para a creche, em Planaltina, no Distrito Federal, desde o final do ano passado. Para a família, é um alívio: além de poder estudar desde cedo, o tempo que a Lis passa na creche permite que os pais e a avó trabalhem despreocupados. A vaga dela, no entanto, só veio depois de muita luta.

A luta da família da Lis não é uma exceção no Brasil. Um levantamento nacional apontou que o Brasil tem mais de 632 mil crianças aguardando uma vaga em creches públicas. Quase a metade dos municípios (44%) tem crianças nessa fila. A maior parte delas está no sudeste (212,5 mil). Em seguida vem o Nordeste (124,3 mil), Sul (123,3 mil), Norte (94,3 mil) e Centro-oeste (78,1 mil).

A creche é uma das etapas da educação infantil. Elas devem receber crianças de até os 3 anos de idade. Em 2022, uma decisão do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que o acesso às creches e pré-escolas é um direito constitucional assegurado a todas as crianças. E que é um dever do estado garantir essas vagas. 

Segundo o Ministério da Educação, desde o início do ano passado, foram aplicados R$ 1 bilhão para fomentar a criação de novas vagas na educação infantil - incluindo mais 180 mil vagas em creches e pré-escolas de tempo integral. Além disso, o governo também incluiu a construção de novas unidades no Programa de Aceleração do Crescimento. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/09/2024 - 23:40

Últimas

O que vem por aí