Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Incêndio destrói quase 40% da Floresta Nacional de Brasília

Repórter Brasil

No AR em 05/09/2024 - 19:00

Os incêndios que atingiram a Floresta Nacional de Brasília foram extintos nesta quinta-feira (5), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A Polícia Federal está investigando o caso, e a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. 

Segundo o instituto, o fogo foi controlado 48 horas após o registro dos primeiros focos. Desde terça, 2.176 hectares da unidade foram atingidos, o equivalente a 38,58% de toda a área federal protegida. Nascentes importantes, que abastecem o Distrito Federal, estão entre os locais afetados. 

A 23 quilômetros do centro de Brasília, na cidade de Taguatinga, a "Flona", como é conhecida a Floresta Nacional, permanece fechada para visitação pública. 

Uma operação, chamada "Flona Viva", ainda trabalha no resfriamento de pontos quentes e no resgate de espécies da fauna. A força-tarefa conta com um total de 150 pessoas para evitar novas queimadas, incluindo o apoio de uma aeronave e de 35 viaturas. 

A Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Superintendência da Polícia Federal no DF abriu inquérito policial para apurar as causas. Os agentes fizeram hoje uma perícia no local. O ICMBio suspeita que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas na região, provavelmente envolvidas com o início do fogo.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/09/2024 - 20:25

Últimas

O que vem por aí