A partir desta sexta-feira (1), as operadoras de planos de saúde já podem manifestar interesse em trocar suas dívidas por atendimento do SUS. A medida, que faz parte do programa do governo federal Agora Tem Especialistas, busca ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada.
Por lei, quem tem plano de saúde e é atendido no SUS, a operadora deve ressarcir os custos ao Fundo Nacional de Saúde. Agora, a expectativa é que R$ 750 milhões dessas dívidas sejam convertidas em consultas, exames e cirurgias na rede pública.
Uma possibilidade que pode melhorar o tratamento do Victor Manoel, que descobriu ter esclerose múltipla em novembro do ano passado.
“A gente teve essa correria de ter que ir atrás, procurar ajuda... E seria uma coisa muito cara, mas a gente conseguiu entrar pelo Base, pelo SUS. O tratamento dele não pode ter uma demora muito longa, né? Ele precisa fazer um acompanhamento. Tem que fazer exames a cada pelo menos 3 meses pra ver como está a evolução”, conta Joana de Freitas Ribeiro, mãe do Victor
A partir de setembro, os pacientes do SUS já poderão ser atendidos também pelos planos de saúde credenciados. As prioridades serão para áreas de maior necessidade, como oncologia, cardiologia, ortopedia, ginecologia, otorrino e oftalmologia. Para os pacientes do SUS, todo o serviço será gratuito.
“O caminho do paciente do SUS é o mesmo, só que agora vai andar mais rápido. Você vai ser chamado pela secretaria municipal de saúde ou pela secretaria estadual para fazer a consulta especializada, a cirurgia especializada ou serviço especializado — ou no hospital do SUS ou no hospital credenciado pelo plano de saúde”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para participar, as operadoras precisam aderir voluntariamente, comprovar capacidade técnica e atender à demanda definida por estados e municípios.
O programa também prevê que o abatimento da dívida só ocorrerá após a conclusão de todo o pacote de cuidado com consulta, exames e, se necessário, cirurgia.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.