O Agosto Dourado é o mês de conscientizar sobre a importância do leite materno nos primeiros meses de vida do bebê. E começou nesta segunda-feira (1º) a Semana Mundial da Amamentação, que incentiva a doação desse alimento tão precioso.
Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor pra ele e para a mãe. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos ou mais e pede que nos seis primeiros meses de vida a criança receba somente o leite materno, sem necessidade de complementação.
No Distrito Federal, 60% dos bebês menores de seis meses já são alimentados exclusivamente com leite materno. O índice cresceu ao longo dos anos, mas ainda fica longe de atingir a meta de 90% estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para isso, é preciso formar uma rede de fortalecimento. A doação de leite, por exemplo, é um bom caminho para isso. O DF tem hoje 15 bancos de leite e quatro postos de coleta. Somente neste ano, 1.600 litros já foram recolhidos, 10% a mais que no mesmo período do ano passado.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.