Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prazo para justificativa de ausência no 1º turno termina amanhã

Repórter DF

No AR em 30/11/2022 - 12:00

A eleição já acabou, mas quem não votou precisa justificar sua ausência para evitar penalidades. A justificativa deve ser feita para cada turno da eleição em que o eleitor esteve ausente. Por exemplo, se você não votou nem no primeiro nem no segundo não adianta justificar a ausência em apenas um deles. Quem não votou no primeiro turno deve justificar a ausência até amanhã, 1º de dezembro. Quem não compareceu às urnas no segundo turno tem até o dia 9 de janeiro para apresentar a justificativa.

São três formas para apresentar a justificativa. A primeira é pelo sistema Justifica disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais. Outra forma é pelo app e-Título disponível para download nas lojas de aplicativo do smartphone. E ainda a justificativa pode ser feita imprimindo o formulário disponível nos sites da justiça eleitoral, e levando-o o ao cartório eleitoral. Em todas as opções é preciso anexar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia da eleição.

Quem não justifica a ausência na votação paga multa e tem uma série de penalidades como, por exemplo, impedimento de emissão de passaporte ou carteira de identidade e também de se inscrever em concurso público.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/11/2022 - 14:10

Últimas

O que vem por aí