Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Garimpo de Cristal

E os primeiros moradores da Vila de São Jorge

São Jorge Cavaleiro das Tradições

No AR em 31/07/2015 - 04:30

O encontro de indígenas é um dos pontos altos do eventoDois mil e quinze é considerado pelas religiões afro-brasileiras como o ano de Ogun, o orixá guerreiro que aparece vestido de vermelho e montado em seu cavalo branco. Ogun é São Jorge para os católicos, santo que caracteriza o sincretismo religioso no Brasil e representa as batalhas, mas principalmente as conquistas.

A série São Jorge Cavaleiro das Tradições embarcou para o centro do Brasil, mais especificamente para uma pequena vila que recebe o nome do santo, a Vila de São Jorge, cujas armas são a fé, a música e a dança que por séculos são mantidas pelas comunidades da região, para registrar a exibição de cada uma delas, em diferentes pontos da cidade, no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

A série, que retrata a vida ligada ao sagrado, através das crenças e mitos, mostra no primeiro epísódio as histórias do garimpo de cristal e os primeiros moradores da Vila de São Jorge. 

No episódio, o percussionista Naná Vasconcelos mostra “O Entendimeno do Ritmo através do Corpo” numa oficina para visitantes e moradores e apresenta o show "O Bater do Coração" no palco principal do Encontro.

Pertinho da vila, o programa também mostra a  “Aldeia Multiétnica” que reúne indígenas de diferentes etnias para trocar culturas e saberes.
 




Direção e roteiro: Rosana Ferreira
Edição: Ricardo Feliciano
Repórter: Elise Andreolla
Locução: Elida Albuquerque
Produção: Alessandro Oliveira e Ricardo Adauto Costa

Criado em 16/12/2014 - 17:58 e atualizado em 22/01/2015 - 18:11

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí