Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Antonio Carlos e Jocafi são os convidados do Segue o Som

A dupla faz um balanço da longa carreira

Segue o Som

No AR em 07/10/2017 - 14:00

Os soteropolitanos Antônio Carlos Marques Pinto, - ex-guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda,  e Jocafi que adotou esse nome artístico seguindo a redução onomástica com as três primeiras letras de seu nome, apareceram para o grande público no ano de 1969 quando inscreveram no "V Festival de Música Popular Brasileira" a música "Catendê", defendida por Maria Creuza.

A fama veio especialmente após o sucesso da composição "Você abusou", que a partir de 1973, virou hit internacional, especialmente na França, cuja versão passou a chamar "Fais comme l'oiseau" e virou hino do Partido Socialista francês. O compositor francês assinou como sendo o autor da música e a dupla teve que entrar na justiça, ganhando a causa. A mesma música também tem versões em espanhol e japonês, além de gravações de Célia Cruz, Sérgio Mendes e Stevie Wonder. Entre os intérpretes de Antônio Carlos e Jocafi destacam-se também Luiz Gonzaga, Elis Regina e Gilberto Gil.

No papo com Maurício Pacheco, Antônio Carlos e Jocafi fazem um balanço da longeva carreira e comentam diferenciais de seu trabalho, como o forte acento regional de suas composições, comumente marcadas pelas sonoridades africanas e pelos tambores das religiões afro, bem como termos de origem iorubá, tão típicos da Bahia.

A dupla Antonio Carlos e Jocafi
A dupla Antonio Carlos e Jocafi - Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/10/2017 - 19:25

Últimas

O que vem por aí