Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil segue o som


A dupla Maurício Pacheco e Mariano Marovatto, que já atuou em outros projetos, estão juntos novamente na TV Brasil. Os dois jovens apresentam o Segue o Som, a nova atração da TV Brasil que pretende divertir e informar com música, clipes, entrevistas, lançamentos, dicas e muito conteúdo. Eles são músicos, compositores, pesquisadores, produtores e estudiosos. E mais: interessados, fãs de música e dispostos a dividir isso com quem também estiver interessado em seguir o som.
Antigamente não havia tanto acesso a informação como hoje. Saber selecionar e descobrir coisas são tarefas que nós dois desenvolvemos com a vivência e dedicação
Maur cio Pacheco

Quem estiver em casa e nas ruas vai poder participar do programa através de email (segueosom@tvbrasil.org.br), do Twitter (http://twitter.com/segueosom), das matérias produzidas na rua ou de pedidos feitos por artistas e pelo público. Animados, os apresentadores já definiram o foco do programa, tendo o cuidado de passar informações novas e outras facetas da carreira dos artistas. Uma preocupação é deixar o público mais próximo da arte e mostrar como ela se dá com o artista de sua preferência.

A escolha da dupla foi uma grata surpresa, principalmente para os dois. Amigos de longa data, eles fizeram os testes nos estúdios da TV Brasil no mesmo dia. Mas, em nenhum momento se cruzaram ou falaram. Um não sabia que o outro estava disputando o mesmo posto. Ao final, a novidade: foram escolhidos para apresentar o novo programa da emissora.

Segue o Som é um espaço da música brasileira, a gente não tem preconceito com nada. Não é que não vá rolar música internacional. Mas precisará estar dentro de um contexto, uma conexão
Mariano Marovatto

"Foi totalmente por acaso. Não sabia que Maurício tinha feito o teste, e ele não sabia que eu tinha feito o teste. Aí, quando falaram é o Maurício Pacheco, conhece? Eu dei uma risada ao telefone!", comentou Mariano. "Não foi nem um pouco pelo fato de a gente ser amigo, foi totalmente casual! O teste era individual e nem sabiam ainda se seria um ou dois apresentadores", emendou Maurício.

A sintonia entre os dois vem de trabalhos anteriores. Aconteceu, por exemplo, na produção do site do TIM Festival. Maurício recebeu o convite e chamou Mariano para dividir os textos e entrevistas e, ao mesmo tempo, fazer o contato direto com os músicos. "Isso gerou uma intimidade natural, diferente de ser somente amigo. Uma dinâmica de trabalho que funcionou bem na maneira de como cada um contribuiu em cada momento", observou Maurício.


O perfil e a experiência da parceria ajudam. "O fornecimento de informações que o artista não passa normalmente vem com uma intimidade e identificação que permite uma abertura maior. Confissões, curiosidades, as influências nos processos de composição das músicas e dos clipes. Esse é o diferencial que agrega mais valor", avaliam.

Segundo Maurício, "o público quer saber o que o artista está querendo ouvir, o que influência aquela pessoa que o público já conhece e esse tipo de correlação entre as músicas é uma das características do programa". Indicações, derivações, a percepção das semelhanças entre as músicas, sejam propositais ou casuais, tudo isso já está sendo abordado na nova atração da TV Brasil. E um grande aliado da dupla é o acervo da TV Brasil, que é riquíssimo e está inteiramente disponível para incrementar o programa.

O Segue o Som vai também se ater a detalhes, mostrar vertentes que não estão no foco e que poderiam estar. "Segue o Som não tem problemas com a diversidade. Vai ter Claudia Leite, vai tocar Benito de Paula, sem preconceito. Tudo é música, e cada artista leva o outro artista para um caminho diverso, mas é tudo música. Segue o Som é um espaço da música brasileira, a gente não tem preconceito com nada. Não é que não vá rolar música internacional. Mas precisará estar dentro de um contexto, uma conexão. O foco é mesmo a música brasileira. E o assunto é vasto", resumem.

Mais coincidências


As trajetórias de Maurício e Mariano são semelhantes. Os pais de ambos, que tocavam um pouco de música, os influenciaram. No caso de Mariano, além do pai, um primo mais velho o influenciou bastante. Quando era pequeno, Mariano escutava Beatles. Mais tarde, se tornou fã e foi o criador do primeiro site brasileiro sobre a banda. Aos 13 anos, ele ganhou um violão, o que aumentou seu interesse. Entrou para o teatro, participou de algumas produções e, depois, entrou na faculdade de Letras e acabou deixando o teatro. Fez mestrado e, atualmente, faz doutorado em poesia contemporânea e poetas que são compositores. Em meio a isso tudo, sempre compôs, sempre escutou música e tocou violão.

Recentemente, resolveu reunir as músicas escritas que estavam guardadas e está gravando um álbum em casa, com a participação de umas trinta pessoas que fizeram parte da sua formação. "O Maurício mesmo, Moreno Veloso, David Moraes, o pessoal do Los Hermanos, a banda do Caetano, todo mundo. No mês que vem será mixado", anunciou.

Isso possibilitou uma gravação com qualidade feita na própria casa, sem a necessidade do estúdio
Maurício

O violão do pai também foi a iniciação de Maurício. Começou a "tirar" música de ouvido e, em seguida, recebeu influência de amigos do colégio ligados à música. Ele lembra que foi a facilitação no processo de gravação, advinda da tecnologia digital, que também impulsionou o seu lado produtor. Ele prometeu revelar no programa muitas curiosidades históricas musicais.


Além de ser um produtor musical eclético, é um pesquisador. "Adoro pesquisar de onde veio tal som. Led Zeppelin, por exemplo, só gravava no banheiro dele, porque era o tipo de som que ele queria. Esse tipo de história me instiga muito". Maurício faz parte da banda Stereo Maracanã - banda que tem uma carreira internacional que caminha bem e possui três turnês pela Europa - e grava o segundo disco nesse ano. Possui trabalhos direcionados a world music com influências africanas, por exemplo. Todos esses projetos e produções endossam o vivenciar a música, critério imprescindível para estar a frente do Segue o Som e se fazer presente nas pautas, seleção de músicas, entrevistas, tudo mesmo.

Por isso, Maurício e Mariano opinam em tudo. "A participação na pauta expressa isso. Não sou só mais um rostinho na televisão", brinca Mariano. "Quando rola um bate papo com outro artista, é diferente o approach. É meio de igual pra igual, porque você vive a mesma coisa que o cara, ele já fala com você diferente. Se identifica e dá mais abertura, espontaneidade", revela Maurício. Esses são os pontos fortes da condução do programa.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/09/2009 - 18:28 e atualizado em 28/09/2009 - 18:28

Últimas

O que vem por aí