Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curitiba em foco

A vibração do som independente produzido por músicos do Paraná

Segue o Som

No AR em 04/05/2013 - 04:30

Músicos da cena cultural paranaense com os apresentadores do Segue o Som no Teatro PaiolGravado em Curitiba, o Segue o Som apresenta o trabalho das bandas independentes da cena cultural da cidade paranaense. A locação é um presente à parte. Para tornar ainda mais agradável o bate-papo com artistas locais, o Teatro Paiol, símbolo cultural e histórico do lugar, serve como cenário para as entrevistas.

Os representantes dos grupos "Locomotiva Duben" e "Real Coletivo Dub" falam sobre a sonoridade da banda e a respeito das raízes negras na música da cidade, respectivamente. O jornalista e músico Fernando Tupan polemiza quando o assunto é independência ao estilo curitibano. E o músico Léo Fressato comenta o processo de composição de "Oração", sucesso da "Banda mais Bonita da Cidade". O poeta e dramaturgo Luiz Felipe Leprevost também participa do programa apresentado por Maurício Pacheco e Mariano Marovatto.

Composto por variedades sonoras musicais, o grupo "Nêgomundo" conta com o talento de oito músicos de regiões distintas. Nascidos em São Paulo, Bahia, Chile e Paraná, os integrantes do grupo, criado em 2009, bebem da água do funk, do soul, do samba, do hip hop e do merengue. Para que o público se familiarize com o som da banda, o Segue o Som exibe o clip "Demais".

Considerada a cara paranaense do Rock, a "Blindagem" ganha destaque nesta edição. Com som agressivo e, por vezes performático, a banda foi a responsável pela montagem do lendário espetáculo Rock Horror Show (1982), que reúne música, humor e terror. Ao longo da carreira, a "Blindagem" dividiu o palco com grandes expoentes do rock tais como Celso Blues Boy e Cazuza, entre outros. Para relembrar o som desse grupo, o programa exibe "Oração de um Suicida".

Nascido no bairro Mercês, em Curitiba, Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, também tem o talento relembrado no Segue o Som. O cantor e compositor que tem mais de 100 músicas registradas e dominava a noite curitibana nos anos 1960 e 1970, teve algumas das canções regravadas pela cantora Eliana Pittman e pelo conjunto "Os Originais do Samba". Lápis morreu precocemente aos 36 anos em função de uma doença no coração que o inspirou em diversas canções. O trabalho autoral desse artista paranaense pode ser apreciado em "Paticumbá" uma de suas composições mais conhecidas.

Bem aceita pelo público, em especial após o lançamento do álbum "O Circo está Armado" (2000), o rock da banda "Relespública" pode ser visto em "A minha Menina". A Reles, como é carinhosamente apelidada pelos fãs, teve iníco em 1989 e chegou a participar do Rock in Rio 3. A banda que encerrou as atividades em 2010 devido a saída do vocalista, voltou aos palcos em 2012.

André Abujamra e Hermeto Pascoal também são relembrados nessa edição dedicada aos paranaenses. O programa se despede com o som, ao vivo, do "Locomotiva Duben".




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/01/2012 - 07:45 e atualizado em 24/04/2013 - 15:08

Últimas

O que vem por aí