Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Da Inglaterra para o Brasil: DJ Aba Shanti-I

A cultura dos Sound System se firma no país

Segue o Som

No AR em 29/06/2013 - 20:30

DJ MPC, DJ Aba Shanti-I e Maurício Pacheco, um dos apresentadores do Segue o SomO Segue o Som desta semana recebe o DJ Aba Shanti-I, que esteve aqui na terrinha no final de 2012, a convite do DJ MPC, líder do coletivo de reggae Digital Dubs, do Rio de Janeiro. Aba é um dos mais respeitados 'selectors' – DJs especialistas em reggae e dub – da atualidade. Nascido na Inglaterra mas de origem caribenha, Aba viaja pelo mundo há 20 anos divulgando seu reggae e dubs raros. Muito além de uma gigantesca aparelhagem de som para insuflar a alma, o Sound System é uma cultura que fomenta o mercado musical, a distribuição e a circulação da música, tanto no Caribe, com os pioneiros Coxsone Dodd e Duke Reid, quanto na Inglaterra, com o próprio Aba.

Aba cresceu ouvindo tudo do bom e do melhor do reggae jamaicano, graças a seu pai, o renomado DJ Count Allan, que chegou na Inglaterra na década de 1960. Logo, ele acabou vivendo e enfrentando a política repressiva inglesa da década seguinte contra os imigrantes, o racismo e o abuso policial: “Se voce parecia suspeito, eles tinnham o direito de te prender (…) foi uma época muito sombria”, conta Aba. Isso acabou unindo o movimento punk e a tribo do reggae na luta contra o sistema.

A Jamaica foi outro ponto importante da conversa, Aba é adepto da filosofia Rastafari, e procura levar mensagem positiva de alegria e felicidade, priorizando o bem do coletivo: “Foi o amor universal que viemos espalhar”. A influência da Jamaica na musica mundial é completamente desproporcional ao tamanho da pequena ilha caribenha. Aba fala também sobre o famoso carnaval de Nothing Hill, que hoje representa uma Londres cosmopolita, unindo etnias e tribos numa celebração à diversidade: do punk rock do the Clash, ao hip hop do pioneiro Kool Herc, passando pelos remixes de Sean Paul.

Nosso outro convidado, o DJ MPC do Digital Dubs é um dos pioneiros do Sound System no país. Ele fala sobre seu trabalho para difundir esta cultura, sobre a sonoridade do reggae brasileiro e sobre as suas produções no coletivo, que tem sutil influência de samba e funk com uma temática centrada na realidade carioca.

A nossa viagem musical desta semana traz ainda, Gorillaz, Aswad, Bob Marley, Johnny Clarke, Prince Buster, B Negão e muitos outros mestres dos graves na música!




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/01/2013 - 16:47 e atualizado em 18/06/2013 - 13:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí