Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mariana Aydar

Entrevista com a cantora paulista que interpreta novos autores da cena

Segue o Som

No AR em 21/04/2012 - 04:30

A carreira e a voz de Mariana Aydar é o assunto do Segue o Som desta semana. A cantora e compositora, que escolheu interpretar novos autores da cena musical brasileira, acaba de lançar o álbum Cavaleiro Selvagem. O programa exibe também uma entrevista com Filipe Catto. O artista gaúcho, cujo timbre de voz vem sendo comparado, com frequência, ao do veterano Ney Matogrosso, acaba de lançar o disco Fôlego.

O primeiro bloco apresenta o talento da cantora e compositora Luisa Maita. A moça, que tem composições regravadas por Mariana Aydar e Virginia Rosa, faz das canções que escreve uma espécie de crônica social. Moradora de São Paulo e filha do músico Amado Maita, a artista tem apenas um álbum lançado. Lero-Lero tem influências pop e eletrônica mas não esquece as raízes da compositora, o samba. Para celebrar a música da cantora paulista, o programa exibe Alento, a primeira faixa do disco.

Novo talento da música africana, a cantora Mayra Andrade aparece em Kenha Ki Ben Ki Ta Ba. Natural de cuba e cidadã cabo-verdiana, Mayra foi apresentada ainda na infância à música de Caetano Veloso. Influenciada pelos ritmos brasileiros, cubanos, e africanos a artista canta em três idiomas: português, francês e crioulo – língua tradicional de Cabo Verde. Radicada em Paris, Mayra esteve no Brasil durante o carnaval de 2012.

Constituída por cinco percussionistas e quinze sopros, a Orkestra Rumpillez do maestro Letieres Leite, também ganha destaque nesta edição. Com composições e arranjos criados a partir dos ritmos percussivos baianos, a Orkestra traz na grafia do nome referência a três dos instrumentos percussivos utilizados no Candomblé. O Rum, o Rumpi e o Lé. Para homenagear o maestro Letieres Leite e sua Orkestra, Segue o Som coloca no ar A Grande Mãe.

Ex-ministro da Cultura e representante da Tropicália, Gilberto Gil aparece na bonita Lamento Sertanejo, composta em parceria com Dominguinhos. A canção, que foi interpretada por grandes nomes da música, como Maria Bethânia e Djavan, foi gravada originalmente no LP Refazenda, lançado em 1975.

No penúltimo bloco, o programa exibe Ney Matogrosso em Bicho de Sete Cabeças, composição de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha. O cantor, que escolheu o sobrenome em homenagem ao seu estado de origem, é também iluminador e um dos fundadores do grupo Secos e Molhados formado em 1972, na cidade de São Paulo.

Esta edição também traz Cartola, Rita Ribeiro e Fábio Júnior e se despede ao som da poetisa, musicista e cantora norte-americana, Patti Smith.




Apresentação Maurício Pacheco e Mariano Marovatto

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/04/2012 - 16:38 e atualizado em 27/04/2012 - 16:28

Últimas

O que vem por aí