Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música e Performace

Programa recebe Fausto Fawcett e Afrika Gumbe

Segue o Som

No AR em 22/10/2011 - 04:45

Segue o Som - Afrika Gumbe

O Segue o Som de sábado (22), à 1h45, celebra a união da música à performance. Maurício Pacheco e Mariano Marovatto entrevistam o cantor, compositor e poeta performático Fausto Fawcett. Ao lado de Laufer, parceiro e ex-intergrante da banda Robôs Efêmeros, Fawcett relembra alguns sucessos como "Kátia Flávia" e revisita a música dos anos 90 que levou a dupla aos cenários do underground e do funk carioca.


Também participam da entrevista os irmãos Lobato, Marcelo e Marcos, multi-instrumentistas que estão à frente da banda Afrika Gumbe. De olho nos sons africanos desde meados dos anos 80 os irmãos, que também tocam no Rappa, revelam o porquê de algumas das músicas serem cantadas em Iorubá, dialeto africano. Marcelo e Marcos também relembram a época em que integraram a banda Robôs Efêmeros, de Fausto Fawcett.


Dono de muitas atribuições artísticas, o músico, escritor, guitarrista, ator e produtor musical David Byrne é outro destaque nesta edição. O ex-Talking Heads aparece ao lado da banda americana " Once in a Life Time". O vídeo faz parte do filme Stop Making Sense, registro de uma série de shows do grupo em Hollywood, durante a turnê em 1983. Quem assina a direção do clássico de rock é Jonathan Demme.


O programa também exibe trechos do filme Home of the Brave, estrelado e dirigido pela artista experimental Laurie Anderson. Casada com o músico Lou Reed, do Velvet Underground, Laurie uniu em um só projeto, artes visuais ao mundo pop. O clássico cult foi lançado em 1986 e, embora não tenha obtido significativo êxito comercial, é considerado uma referência quando o assunto é performace.


Para representar o Brasil, o Segue o Som relembra a vanguarda e a atuação do músico paulista Itamar Assumpção em "Beijo na Boca". Avesso à política das gravadoras e editoras da época e com músicas carregadas de críticas contundentes, o músico ganhou a alcunha de "poeta maldito". Itamar teve as canções regravadas por grandes nomes da música popular como Zélia Duncan e Cássia Eller, entre outros. O músico morreu em junho de 2003.


Apresentada ao jazz ainda na adolescência, a cantora Dee Dee Bridgewater comparece. Nascida no Tennessee, nos EUA, a americana já acumula 40 anos de carreira, tendo, inclusive, atuado ao lado de grandes nomes do gênero como Dexter Gordon e Sonny Rollins. Depois de gravar um disco com canções francesas, a artista vai ao encontro da música africana com o álbum "Red Earth: A Malian journey". Nesse trabalho, Dee Dee mistura o jazz aos ritmos de Mali, país Africano. No programa, ela apresenta "Afro Blue".


O Segue o Som se despede ao som de um dos principais incentivadores da World Music: Peter Gabriel, com a música, "No Way out".


Horário: 1h45
Reapresentação: Sábado, 17h30





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/10/2011 - 18:14 e atualizado em 22/10/2011 - 18:14

Últimas

O que vem por aí