Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O banjo entrou no samba

Cantor, compositor e reinventor de sonoridades, Almir Guineto é o

Segue o Som

No AR em 04/08/2012 - 05:00

Maurício Pacheco e Almir GuinetoConhecido como o “sambista completo”, Almir Guineto é o convidado do Segue o Som desta semana e vai falar sobre a sua carreira e de como um instrumento tão singular como o banjo entrou no samba, guiado por suas mãos, ainda no tempo do Fundo de Quintal.

Nascido no morro do Salgueiro, mestre de bateria da escola de samba da comunidade e filho de violinista, Guineto fala de religiosidade, macumba, jongo e samba de raiz, do qual ele é um dos maiores representantes. E mostra seu novo CD com músicas inéditas, Cartão de Visitas, uma ode à cidade do Rio de Janeiro. O programa conta ainda com a participação especial de Sombrinha, parceiro de Almir, que conta algumas velhas e boas histórias do mundo do samba.

Esta edição do Segue o Som vai de sons brasileiros que conquistaram “famosos” como Quincy Jones, Michael Jackson e David Byrne, Carlos Santana e Beck, e de instrumentos que traduzem a brasilidade, como a Cuíca. O programa apresenta o documentário A Cuíca, de Sérgio Muniz, uma demonstração de tirar o fôlego de Oswaldinho da Cuíca, expoente do samba paulista.

E não se poderia deixar de falar das relações entre o samba brasileiro e o “semba” angolano, com o astro da musica pop angolana Mory Kanté, e nem da atração total entre o samba e o rap, com Leandro Sapucahy & Marcelo D2, Rappa e Bezerra da Silva.

O programa segue com vozes especiais: de Almir Guineto e Jovelina ao caboverdiano Tito Paris; do bluesman Screamin' Jay Hawkins ao jazz caribenho de Ernest Ranglin e fecha com Gabriel O Pensador e Fundo de Quintal. Clipes, entrevistas, lançamentos, dicas e muita música no programa apresentado pela dupla Maurício Pacheco e Mariano Marovatto.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/07/2012 - 19:04 e atualizado em 27/07/2012 - 15:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí