Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paraphernália

Banda instrumental traz estilo “jazz brasil”, que caracterizou a

Segue o Som

No AR em 07/07/2012 - 05:00

Paraphernália e Mauricio PachecoParafernália quer dizer conjunto de equipamentos próprios de qualquer atividade humana. A banda Paraphernália, com “ph”, é formada por Donatinho nos teclados, Felipe Pinaud na flauta, Leandro Joaquim no trompete, Marlon Sette no trombone, Renato "Massa" Calmon na bateria, Joca Perpignan na percussão, e seus fundadores, o baixista Alberto Continentino e o guitarrista Bernardo Bosisio.

Durante o bate papo, os músicos explicam a origem do nome e sua formação, relatam a influência de Miles Davis e outros grande nomes como The Meters, fruto da primeira geração do funk junto com James Brown, em New Orleans.

Bosisio fala do rumo musical da banda e do desejo de se comunicar com o público pelas melodias, grooves e climas. Além de muitos outros temas, a banda fala sobre a gravação de “Ritmo Explosivo”, seu primeiro disco, do movimento Black Rio, da diferença do seu estilo musical dentro da música instrumental e o estilo “jazz brasil” ou fusion, que caracterizou a musica instrumental brasileira a partir dos anos 80.

O programa traz ainda Jaco Pastorius, considerado por muitos o melhor baixista de todos os tempos. Jaco impressiona pela técnica e musicalidade, misturando estilos e timbres exóticos. Ao longo da carreira se tornou um dos compositores mais influentes do jazz fusion e aparece aqui em Third Stone from the Sun.

O mais longevo conjunto instrumental brasileiro é também uma admirável maquina instrumental jazzística. Com mais de 45 anos de carreira e 51 discos gravados, o Zimbo Trio conquistou reconhecimento mundial e acompanhou cantoras como Elizeth Cardoso e Elis Regina. Em carreira solo, seus integrantes expandiram a sonoridade da bossa nova ao incorporar arranjos de cordas e metais. O Zimbo Trio é um dos responsáveis pelo que podemos chamar de jazz brasileiro moderno. Apresentamos Zimbo Trio em Quebra Pedra.

O texano Johnny Winter é um dos maiores guitarristas de blues de todos os tempos sendo decisivo no resgate do blues de raiz ao produzir o disco Hard Again, de Muddy Waters, em 1977. Na homenagem Johnny Winter aparece em Be Careful with a Fool.

Orquestra Voadora é a convidada desta edição e vai falar sobre sua primeira turnê européia, do movimento fanfarra, dos improvisos, sobre o primeiro disco, previsão de lançamento e de suas músicas autorais.

O programa fala de trilha sonora e sobre a influencia do kung fu na cultura ocidental, citando o exemplo clássico do artista de funk Carl Douglas, Kung fu Fighting, de 1974. Nesta edição, uma sequencia imperdível de guitarristas, cada um em seu estilo: Carlos Santana, Dan Auerbach, da dupla Black Keys e ainda: funk dos anos 70, hip hop da década de 90, Omar Rodriguez Lopes, Wayne Shorter e o som engajado da gravadora Stax!

A edição fecha com o jamaicano Augustus Pablo, que marcou definitivamente o reggae ao introduzir a escaleta como instrumento solista. Recentemente apontado pelo New York Times como o melhor tocador de escaleta do mundo, encerramos com Rocker's Rock. Clipes, entrevistas, lançamentos, dicas e muita música no programa apresentado pela dupla Maurício Pacheco e Mariano Marovatto





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/06/2012 - 16:55 e atualizado em 13/07/2012 - 23:52

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí